A EXCE oferece soluções orientadas em três linhas principais de negócio, a saber:
• Estratégia Empresarial
• Gestão da Inovação
• Qualidade da Gestão
Para cada uma dessas linhas de negócio produtos e serviços específicos se destacam.
A) Gestão Estratégica
• Identificação da cadeia de valor na empresa;
• Análise morfológica de valor e de produto;
• Análises prospectivas, técnicas de cenários e análise de sinais fracos;
• Análise competitiva (Porter)
• Diagnóstico de práticas de responsabilidade socioambientais;
• Diagnóstico sobre a competitividade empresarial e estrutural;
• Diagnóstico estratégico (SWOT, PEST) e direcionamento estratégico
• Diagnóstico sobre a gestão da tecnologia e P&D;
• Identificação dos níveis de competitividade da empresa no seu segmento de atuação;
• Identificação de oportunidades, recursos e obstáculos à competitividade por conta de fatores externos à empresa;
• Identificação de oportunidades de melhoria e fortalecimento das práticas de gestão estratégica;
• Identificação e potenciação das competências essenciais
• Derivação da vantagem competitiva (custo, diferenciação, foco)
• Elaboração de estratégias empresariais de competitividade;
• Reenquadramento e desenvolvimento de novos negócios (BMG - Canvas Osterwalder)
• Desdobramento das estratégias em planos de ação;
• Geração de planos, sua implantação e acompanhamento das ações estratégicas;
• Gestão estratégica com base em indicadores (BSC, SIG);
• Implantação da Inteligência Competitiva
• Implantação de escritório de programas e projetos
• Recuperação de desastres estratégicos (effectuation)
• Gestão de Programas e Projetos
B) Gestão da Inovação
• Identificação do nível de maturidade da empresa em Gestão da Inovação;
• Suporte à elaboração de planos de ação para melhoria da Gestão da Inovação;
• Implantação do processo de Gestão da Inovação;
• Criatividade e Inovação;
• Geração acelerada de ideias para inovação;
• Geração de metodologias específicas e suporte na implantação
• Elaboração de projetos e identificação de recursos para a inovação e iniciativas de acesso
• Identificação de parceiros no mercado que contribuirão em processos de inovação aberta (open innovation);
C) Qualidade da Gestão
• Identificação do nível de maturidade da empresa em suas práticas de gestão;
• Elaboração de planos de ação para melhoria das práticas de gestão
• Disseminação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG-FNQ) para a cultura da organização
• Apoio à implantação do Modelo de Excelência em Gestão em clientes e fornecedores (cadeia produtiva)
• Mapeamento de Processos, Gestão da Rotina e Gestão da Melhoria
• Ferramentas e metodologias de análise e solução de problemas (MASP)
• As 7 ferramentas da qualidade
• Ferramentas estatísticas, CEP, delineamento de experimentos, teste de hipóteses
• Desdobramento da função da qualidade (QFD);
• Diagnóstico sobre o controle e potencial de melhoria dos processos organizacionais;
• Diagnóstico sobre a gestão da operação (indústria-comércio-serviços);
• Diagnóstico sobre a gestão do ambiente físico e relacional (metodologia dos 5S);
• Diagnóstico sobre o nível de satisfação de clientes;
• Gestão de indicadores de desempenho (Gestão à Vista);
• Diagnóstico sobre o relacionamento com os clientes;
• Diagnóstico sobre o relacionamento com os fornecedores;
Complementarmente, e dando suporte às três inhas de atuação, destacam-se:
D) Ferramentas e soluções para o desenvolvimento de pessoas, envolvendo:
D.1) Diagnósticos organizacionais
• Sobre o clima e cultura da organização;
• Sobre a gestão das pessoas;
• Sobre a efetividade do exercício da liderança;
• Sobre o ambiente interno (organização);
D.2) Soluções para indivíduos e grupos colaborativos
• Programas de sensibilização, desenvolvimento e formação de pessoas e grupos
• Reuniões estruturadas;
• Seminários;
• Oficinas de Trabalho;
• Formação de liderança;
• Formação de equipes de alta performance;
E) Soluções complementares de consultoria e assessoria
Assessoramos nossos clientes em:
• Obtenção de financiamentos, acesso a tecnologias e a recursos humanos;
• Processos de associação e parcerias;
• Escolha e compra de tecnologia.
• Desenvolvimento de fornecedores;
• Desenvolvimento da comunidade em projetos de sustentabilidade;
• Desenvolvimento de clientes;
• Outros